Conforme abordado em outros artigos já publicados no Blog Convenia, o departamento pessoal é responsável por uma série de tarefas que tanto complementam como ajudam o trabalho dos profissionais de recursos humanos – embora as suas funções sejam, na realidade, bastante diferentes.
No entanto, com as diferentes mudanças e avanços do mercado de trabalho atual, os profissionais que atuam no departamento pessoal vem ganhando cada vez mais importância dentro dos planejamentos de grandes empresas; já que, por meio da participação desse setor nas estratégias de melhorias de uma companhia, é possível identificar ainda mais fatores a serem destacados – complementando os dados já colhidos pelos recursos humanos e qualquer que seja o tipo de avaliação de desempenho aplicado por eles.
Por meio dessa combinação de informações, os profissionais de RH e do departamento pessoal podem fornecer os dados para que a gestão de pessoas seja feita da melhor maneira – juntando as informações de maior relevância para que planejamentos de melhorias em variados aspectos (como clima organizacional e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho) possam ser traçados com foco e eficiência.
Alinhando os dados e as visões destes diferentes departamentos, é possível visualizar estratégias mais claras e concisas, levando em conta fatores que abordam desde os valores, visões e missões institucionais de uma empresa até as avaliações de desempenho, o desenvolvimento de competências e habilidades de colaboradores e até que tipo de novo desafio pode ser benéfico para as equipes de uma corporação quando propostos.
Dessa forma, novos programas, projetos e estratégias de melhorias podem ser desenvolvidos, chegando cada vez mais próximos de sanar os problemas existentes e, ainda, de deixar colaboradores das mais diferentes hierarquias satisfeitos com suas funções e tarefas.